terça-feira, 14 de julho de 2009

Contorne problemas de velocidade dos provedores

Soluções simples, práticas e rápidas, mas bem eficientes para deixar a sua Internet mais estável e segura, apesar dos problemas com a Telefônica nas últimas semanas

Por Bruno da Silva Lima em 20/Abr/2009

Há algumas semanas, problemas técnicos com as concessionárias de Internet vem acontecendo, falhas nos servidores dificuldades de navegação são relatados pelos usuários e até invasões que resultaram em tentativas de roubo de senhas bancárias do Bradesco.

Siga as dicas do Superdownloads e use configurações mais seguras e servidores DNS (canal entre o seu computador e os sites, que torna possível a exibição das página no seu PC) melhores que os padrões para se proteger e melhorar a Internet, tudo grátis.

Segundo as empresas que apresentaram estes problemas, as falhas estão resolvidas, entretanto, usuários, ainda, reclamam dos mesmos problemas, então, você pode alterar algumas configurações da conexão a fim de obter melhor desempenho e mais segurança. Comecemos pelo DNS.

Um pouco sobre o DNS

O serviço de DNS é responsável por levá-lo para o site depois que o endereço foi digitado. Caso ocorra algum ataque neste serviço (o que aconteceu com o Virtua, este mês), você poderá ser redirecionado para o site errado, mesmo ao digitar o endereço correto, abrindo a possibilidade para golpes e fraudes. Caso ele saia do ar, você não conseguirá usar a internet.

Por padrão, o Windows e outros sistemas operacionais, usam o DNS da empresa contratada para dar-lhe conexão à Internet, mas, há possibilidade de usar outros servidores, pagos ou grátis, mais seguros e que garantem maior estabilidade e segurança, diminuindo a chance de fraudes e problemas de conexão.

Escolha seu serviço

Há inúmeros servidores de DNS por ai, cada um oferece vantagens e ferramentas diferentes, mas todos têm a mesma função: ligar você aos sites. Selecionamos duas opções, ambas grátis, mas com muita credibilidade no ramo e com ótimas críticas no meio da informática, o OpenDNS e o DNS ADvantage.

Escolha a melhor opção para você (sugerimos o OpenDNS, pois ele conta com filtro de sites perigosos e outras opções configuráveis que o DNS Advantage não tem, mas o DNS Advantage não fica para trás, pois é bem rápido e estável, além de contar com corretor de erros de digitação nos endereços); e veja abaixo como usá-la.

A configuração

Abra o Painel de controle

http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/DNS/shot_36.png

Clique duas vezes sobre a opção Conexões de rede

http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/DNS/shot_37.png

Na janela seguinte, clique selecione a sua conexão padrão e, no menu lateral do Windows, clique na opção Exibir o status desta conexão. Veja:

http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/DNS/shot_38.png
Um novo menu será aberto, então, clique no botão Propriedades
http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/DNS/shot_39.png
Outro menu será exibido, então, selecione a opção Protocolo TCP/IP e clique no botão Propriedades.

http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/DNS/shot_40.png
Na parte inferior do novo menu você verá duas opções: Obter endereços dos servidores DNS automaticamente e Usar os seguintes endereços de servidor DNS. Selecione a segunda opção. Se você já escolheu qual serviço de DNS usará (um do seu agrado ou uma das sugestões do SD o OpenDns ou o Dns Advantage), veja os números do servidor deles (esta informação é exibida na página inicial deles), então, nos dois campos mais abaixo da opções citada acima, digite este números. Veja:

http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/DNS/shot_41.png
Desligue o seu PC e o modem de Internet e volte a ligá-los em alguns minutos para ter as novas configurações aplicadas. Agora veja como alterar as configurações do Windows para obter melhor desempenho de download e upload.

O Windows e o limite de conexões

Desde a versão Xp, o Windows tem limite de conexões estabelecidas (até dez ao mesmo tempo que para algumas tarefas é bem limitado), que, segundo a Microsoft, ajuda a prevenir ataques e outras pragas virtuais, mas, mesmo assim, não é o usuário quem tem que decidir o quanto deseja usar suas portas e conexões?

Além disso, com uma ou mil conexões, se não houver proteção no sistema ele não será invadido ou danificado do mesmo modo? Então, para quê restringir? Para resolver isto e obter o máximo das suas conexões existe o Half Open Limit Fix, que aumenta este número.

Como usar o Half Open Limit Fix

Depois de baixar o arquivo (use este link para isso), clique duas vezes sobre ele, escolha o idioma desejado (há o Português entre as opções) e você verá este painel:

http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/DNS/shot_vista43.png
No campo Novo Limite, digite o número máximo de conexões e clique no botão Adicionar ao tcpip.sys, depois, reinicie o Windows para aplicar as alterações.

Fonte: Site superdownloads

Nenhum comentário:

Postar um comentário