quarta-feira, 10 de junho de 2009

Diferenças entre o Oracle e o SQL

Natal/RN - Visto os objetivos principais de um SGBD, será feita uma breve explanação sobre os SGBD mais utilizados no mercado, observado suas características e diferenças.

Oracle

O servidor Oracle apresenta facilidade de uso, potência e relação custo/desempenho sem precedentes. Pré ajustado e pré configurado para os ambientes de grupos de trabalho, dinâmicos e diversificados para os dias de hoje, o Oracle contém um conjunto totalmente integrado de ferramentas de gerenciamento simples de usar, além de recursos completos de distribuição, replicação e utilização na Web. Os recursos de acesso a dados distribuídos e replicados permitem que os usuários compartilhem dados relacionais entre aplicativos e servidores. As capacidades internas de utilização da Web proporcionam uma solução completa para a implementação de uma Intranet.

Poder para Grupos de Trabalho Distribuídos: No atual ambiente de computação em constante modificação, os novos grupos de usuários exigem o acesso rápido e eficiente às informações. Eles exigem soluções de baixo custo que permitam a aceleração do processo de tomada de decisões. É fundamental a capacidade de reagir rapidamente às necessidades de mudanças empresariais, o que exige soluções gerenciáveis, potentes e de boa relação custo-benefício. O Oracle atende às demandas de grupos de trabalho distribuídos e diversificados. O servidor Oracle reduz os custos de implementação, ao mesmo tempo em que utiliza a mais ampla variedade de hardwares. Dos ambientes com um só servidor para pequenas empresas até ambientes com várias filiais, amplamente distribuídos, o servidor Oracle contém todos os recursos necessários para criar aplicativos de acordo com a empresa, garantindo o acesso eficiente e seguro aos dados, gerenciando os dados da corporação de maneira simples e completa.

Fácil de Usar: O Oracle incorpora recursos de fácil utilização para ambientes computadorizados com grupos de trabalho distribuídos. Um procedimento de instalação intuitivo é o suficiente para que o servidor Oracle8 pré-ajustado e pré-configurado possa estar "ativo e em execução". A ferramenta gráfica Oracle® Enterprise Manager, totalmente integrada, permite que os administradores executem tarefas complexas de gerenciamento com a facilidade de apontar e clicar através do mouse. A combinação de potência e simplicidade permitem que qualquer administrador, experiente ou não, gerencie o banco de dados Oracle8, deixando parte de seu tempo livre para outras tarefas.

Acesso a Dados Distribuídos: O Oracle oferece um novo nível de sistemas de computação para usuários de grupos de trabalho distribuídos. Consultas e atualizações distribuídas permitem o compartilhamento de dados entre vários servidores e o two-phase commit garante a consistência dos dados. A replicação de dados permite que os usuários criem várias cópias de leitura de partes de tabelas ou tabelas completas com consistência transacional e integridade de dados garantida. Atualizações baseadas em eventos ou conforme demandas proporcionam a flexibilidade máxima. Os links de bancos de dados permitem que dados remotos sejam definidos e utilizados como se fossem locais, garantindo que os aplicativos nunca precisem de recodificação, caso os dados sejam transferidos de um nó a outro.

Capacidade de Uso na Web: O servidor Oracle8 oferece aos usuários um servidor intranet completo, com todos os recursos. Aplicativos de Web podem acessar, rápida e facilmente, quaisquer dados armazenados no banco de dados Oracle e podem apresentar documentos Web gerados dinamicamente aos usuários finais. Todos os componentes são totalmente configuráveis e gerenciáveis através de uma série de HTML.

Ajuste Automático do Banco de Dados: O gerenciador do servidor Oracle otimiza automaticamente o desempenho do banco de dados. Depois de analisar os recursos do sistema e os requisitos de aplicativos durante o processamento do banco de dados, o Oracle Self-Tuner recomenda os valores apropriados para os parâmetros mais críticos do banco de dados e aplicações em momentos de baixa utilização.

Fácil Gerenciamento Local: O Oracle Enterprise Manager permite o gerenciamento fácil dos bancos de dados do servidor Oracle, através de uma interface totalmente gráfica. Ferramentas de gerenciamento local executam tarefas críticas rápida e facilmente, de forma independente ou em conjunto com o console de gerenciamento central. As tarefas de gerenciamento local incluem:

. Inicialização e parada temporária do banco de dados.
. Criação do usuário e atribuição de funções/privilégios;
. Monitoração de sessões do usuário final;
. Backup e recuperação do banco de dados;
. Criação de tabela e gerenciamento de tamanhos;
. Importação e exportação de dados.

Fácil Gerenciamento Central: Oracle Enterprise Manager contém um console único, integrado, de gerenciamento para a administração central de vários grupos de trabalho remotos, permitindo o tipo de gerenciamento à distância, essencial em ambientes grandes e distribuídos.

Os administradores visualizam uma representação gráfica personalizada de objetos-chave, incluindo nós, bancos de dados, listeners, usuários, funções e perfis que podem ser agrupados com base em qualquer critério. Eles podem programar e automatizar trabalhos e eventos em objetos ou grupos de objetos específicos, simplificando o desempenho das operações de gerenciamento. O Oracle Intelligent Agent, implantado em todos os bancos de dados de servidores Oracle, executa com eficiência trabalhos e eventos enviados pelo console do Oracle Enterprise Manager. Instrumentando o banco de dados, o Oracle Intelligent Agent automatiza a coleta de dados e a detecção de problemas, funcionando independentemente do status do console ou das conexões da rede, garantindo a alta disponibilidade do banco de dados.

Acesso Aberto a Dados: O Oracle valoriza seu investimento nas ferramentas e aplicativos existentes, oferecendo um acesso aberto aos dados através de uma variedade de métodos padrão. Entre estes métodos, encontram-se ODBC, Oracle® Objects for OLE, JDBC e drivers originais da Oracle. Oferecendo conectividade aberta com implementação livre, o Oracle ajusta-se a qualquer ambiente, independentemente dos padrões vigentes na corporação. O Oracle Objects for OLE oferece um controle personalizado (OCX ou ActiveX) combinado a um servidor OLE que permite a exploração da funcionalidade original do Oracle a aplicativos Windows.

Banco de Dados para Computação Baseada em Redes: O Oracle é um dos principais componentes da NCA baseada em padrões abertos. Foi projetado para atender à demanda dos métodos de sistemas centralizados em redes e de desenvolvimento orientado a objeto. A NCA proporciona capacidade máxima de extensão, com base em padrões industriais abertos, como CORBA e IIOP. Seja para grupos de trabalho tradicionais e aplicativos empresariais ou para comércio eletrônico na Web, o Oracle8 e a NCA oferecem a potência, robustez, integração de rede e flexibilidade para suportar os aplicativos mais exigentes.

Extensível: O Oracle proporciona um sistema único de gerenciamento de banco de dados capaz de atender a novos requisitos de dados, agora e futuramente. O Oracle ConText® Cartridge permite que o Oracle gerencie texto com a mesma segurança, escalabilidade, integridade e inteligência com que gerencia dados estruturados. O Oracle Vídeo Cartridge® armazena, gerencia e produz vídeos de alta resolução e tela cheia, além de áudio de alta fidelidade de um servidor para um cliente, através de uma rede.

Devido ao caráter aberto da arquitetura do cartucho de dados sob a NCA, os desenvolvedores podem estender as capacidades do Oracle desenvolvendo cartuchos adicionais.

Otimizado para o Sistema Operacional: O Oracle8 oferece a mais avançada e escalável plataforma de banco de dados de cliente leve ou cliente/servidor disponível. Para garantir o mais alto nível de desempenho em todos os sistemas operacionais suportados, o Oracle8 Server é otimizado para aproveitar recursos específicos do sistema operacional, como o modelo de encadeamento no Windows NT e dos drivers registrar-aguardar e do sistema de E/S assíncrono em sistemas Unix.

SQL Server

O SQL Server é um excelente banco de dados para a plataforma Microsoft Windows e é a opção em sistemas de gerenciamento de banco de dados escolhido por uma grande variedade de clientes empresariais e programadores. O SQL Server oferece uma plataforma eficiente e flexível suportando banco de dados com enorme volume de informações, ele se adapta perfeitamente a aplicativos existentes e fornece um ambiente de baixo custo para personalizar e desenvolver novos aplicativos criados exclusivamente para atender às necessidades de uma corporação.

O SQL Server pode ser usado tanto no Windows 95 ou Windows 98 quanto no Windows NT com uma base única de códigos, fornecendo 100 por cento de compatibilidade do aplicativo com uma variedade de opções de distribuição.

Dentre suas características principais, temos:

Facilidade de Criar, Gerenciar e Distribuir: O SQL Server foi desenvolvido para reduzir o custo total da empresa, facilitando a criação, o gerenciamento e a distribuição de aplicativos baseados no processamento de transações on-line (ou não) O SQL Server fornece ajuste e administração automatizados ao banco de dados com excelente desempenho, bem como ferramentas sofisticadas para operações complexas. Inovações na facilidade de uso, escalabilidade, confiabilidade e desempenho, um modelo de programação rápido e simples para desenvolvedores, backup ativo e gerenciamento fazem do SQL server a escolha ideal para operações da empresa.

Desenvolvido para Computação Móvel: O SQL Server para Windows 95, Windows 98 ou Windows NT Workstation permite ao usuário acessar dados e aplicativos a partir de qualquer lugar. O SQL Server oferece muitas opções de replicação para assegurar que alterações efetuadas em dados sejam automaticamente sincronizadas, incluindo alterações realizadas com o sistema operando off-line.

Uma Plataforma Ideal para Comércio: O SQL Server é perfeitamente compatível com o Windows NT e com sua tecnologia Internet Information Server (IIS), fornece a plataforma ideal de banco de dados para o comércio eletrônico. O SQL Server oferece preço/desempenho, fácil distribuição, excelente capacidade de gerenciamento, consulta de texto inovadora, fácil publicação na Web, além da confiabilidade, escalabilidade e segurança necessárias para manter um site de comércio dinâmico.

Armazenamento de Dados Eficiente: O SQL Server fornece uma plataforma completa que torna fácil e rápido desenvolver, criar, manter e usar soluções de armazenamento de dados, permitindo à sua organização tomar decisões empresariais baseadas em informações oportunas e precisas.

Conclusão

Pelas características descritas anteriormente sobre os dois Gerenciadores, percebe-se que os prós e os contras de cada um, hora facilita, hora dificulta a escolha ideal. Quando se fala em segurança e portabilidade de base de dados, o Oracle desponta como o favorito pela sua facilidade de manutenção. A ferramenta gráfica Oracle® Enterprise Manager, totalmente integrada, permite que os administradores executem tarefas complexas de gerenciamento com a facilidade do apontar e clicar do mouse. O Oracle oferece um novo nível de sistemas de computação para usuários de grupos de trabalho distribuídos. Sistemas amplamente distribuídos, sejam eles cliente/servidor ou sistemas de clientes simples são agora viáveis por uma fração do custo e complexidade dos sistemas tradicionais. O SQL Server, apesar de possuir descendência nobre, a Microsoft, trata-se de um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados, Relacional, SGBDR, que funciona unicamente sob sistema operacional Windows NT. Possui um módulo que permite sua utilização no Sistema Operacional Windows® 95. Por um outro lado, a alocação física necessária para a sua utilização, torna até certo ponto, inviável num servidor que possua Hard Disk de baixa capacidade. Independente se a base tiver 1 ou 100000 registros, o espaço físico alocado será sempre o mesmo. O SQL Server também possui uma interface bastante amigável. Ambos, Oracle e SQL Server, possuem acesso via ODBC, JDBC, DAO e outros.

No dia 23/11/1998 foram anunciadas as versões mais atualizadas das duas maiores empresas de softwares. A Oracle anunciou o Oracle8i, seu novo banco de dados, apostando seu cacife na integração com a Web. A Microsoft lançou o SQL Server 7.0 marcando sua estréia no segmento de data warehouse. A diferença de enfoque de ambas é grande. O novo BD da Oracle se contrapõe ao modelo cliente/servidor que na opinião da companhia aumenta o custo. A Microsoft confia na escalabilidade para ganhar adeptos no mundo corporativo. Uma das características principais da nova versão Oracle 8i é que ela detém uma padronização de arquivo própria - o IFS - Internet File System - que permite execução de operações tipo “drag and drop” com qualquer tipo de arquivo (web page, documentos, planilhas e imagem) diretamente no sistema de arquivo do banco de dados. “Você não precisa mais saber a extensão de seu arquivo Word se o acesso for feito do Excel. Com o Oracle8i, o arquivo pode ser encontrado pelo nome que o usuário quiser dar ao mesmo”. O preço de lista do novo produto nos EUA foi fixado em US$ 1.475 para a versão inicial com licença para cinco usuários, enquanto que a Microsoft fez sua première no mundo de data warehouse na semana passada com a chegada do SQL Server 7.0, nova versão de seu banco de dados relacional. Ele traz integrado ao software uma ferramenta OLAP que permite análises multidimensionais dos dados armazenados nas tabelas do BD. Com o novo produto, a MS está dando um grande passo para polarizar a competição com a Oracle, líder no segmento. Cerca de 300 produtos foram portados para o novo banco de dados. E a expectativa dos executivos da companhia é que esse número seja quatro vezes maior nos próximos quatro meses. São duas as versões do produto: uma standard, com preço de US$ 2.400 com cinco licenças, e outra enterprise, US$ 8.000 para 25 licenças.

Referências Bibliográficas

LEITE, Leonardo Lellis Pereira.
Introdução aos sistemas de gerência de Banco de Dados. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1980.

Casa de Software S.A - 16 de agosto de 2000.
http://www.casasoft.com.br/portal/page/portal/casasoft/Nossos%20Produtos

ORACLE - Software Powers the Internet - 16 de agosto de 2000.
http://www.oracle.com/database/index.html

Microsoft SQL Server - 16 de agosto de 2000.
http://www.microsoft.com/brasil/sql/
Autor: Flávio Aurelio de Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário