terça-feira, 30 de junho de 2009

Porque de jogar o Rock Band?



O game foi desenvolvido pela Harmonix, que foi a empresa que criou e desenvolveu Guitar Hero até a versão Encore Rocks the 80s, depois disso o titulo foi comprado pela Activision e o jogo passou a ser desenvolvido pela Neversoft.

Diferente de Guitar Hero que oferece ao jogador a possibilidade de “tocar” guitarra no vídeo-game, Rock Band permite criar uma banda inteira virtual.

Além da tradicional guitarrinha, é possível jogar também com o baixo, bateria e vocal.
A jogabilidade, pelo menos da guitarra, continua muito parecida com a de Guitar Hero. Consiste em acertar a nota correta no momento em que ela passar sobre o indicador, havendo 5 notas e diversas combinações diferentes entre estas notas.

Uma novidade em relação ao Guitar Hero, é que agora existem momentos na música que são identificados como solo. Eles valem uma pontuação diferente e devem ser executados nos botões na parte inferior do braço da Guitarra, que também é outra novidade do game.

A jogabilidade do baixo é praticamente a mesma da guitarra, diferenciando apenas na disposição das notas que seguem a trilha do baixo na música.

A bateria conta com quatro pads mais o pedal. Ela é o instrumento mais difícil e requer bastante coordenação motora. As notas vêm da mesma forma da guitarra e baixo, mas são apenas quatro que correspondem a cada pad e uma linha horizontal que representa o bumbo.

Por último, o vocal conta com um sistema de karaokê que mede as freqüências dos sons captados, assim o jogo consegue interpretar se o jogador está cantado certo ou desafinado. A precisão do sistema pode ser alterada de acordo com os níveis de dificuldade, sendo que nos modos mais difíceis o jogador terá que cantar bem próximo ao cantor original.

O jogo conta com infinidade músicas sendo que algumas fazem parte da lista principal e outras são bônus. Quase todas as músicas são gravações originais, sendo que apenas algumas delas são covers.

O gráfico do jogo é muito bonito. Graças ao Motion Capture que foi empregado, os personagens parecem que realmente estão tocando a música. Na versão do PlayStation 2, ao invés dos gráficos em 3D, é exibido um vídeo ao fundo, com os personagens e cenários, porque o PlayStation 2 não consegue administrar os gráficos originais que requerem um hardware mais poderoso.

Por um lado isso é bom, porque evita que seja feita uma adaptação às pressas e o jogo fique com gráficos ruins como aconteceu com Guitar Hero III, mas cada música possui apenas um vídeo e ele é repetido toda vez que a música é tocada e isso torna o jogo um pouco enjoativo. Além disso, a qualidade do vídeo não é muito alta, ele é meio embaçado e roda com um frame rate baixo, deixando muito visível que o que tem no fundo não são gráficos do próprio vídeo game e sim um vídeo.

Outro ponto negativo: em nenhuma das versões será possível jogar com o Dual Shock, só é possível jogar com os acessórios específicos do game. As guitarras do Guitar Hero do X-Box 360 e PlayStation 2 funcionam com Rock Band, mas a da versão do PlayStation 3 é incompatível e o microfone USB.

De qualquer forma Rock Band é um jogo muito bom, com certeza irá render várias horas de diversão, principalmente para aqueles que gostaram da série Guitar Hero. A parte ruim fica em conta do preço dos instrumentos que está muito salgado, principalmente aqui no Brasil.



Vejam:

Nenhum comentário:

Postar um comentário