terça-feira, 16 de junho de 2009

Programas indispensáveis para seu computador

Sempre mantenho em meu PC uma lista de programas essenciais que, ao formatar a máquina ou na compra de um novo computador, não posso deixar de instalá-los. Essa lista mudou muito ao longo dos anos. Aplicativos deixaram de ser produzidos, surgiram alternativas melhores e inúmeras outras justificativas.
O que quero compartilhar com vocês hoje é parte dessa lista, acrescida de alguns outros aplicativos que julgo essenciais em um PC. Como ela é baseada em preferências pessoais, para alguns tipos de aplicativos vou citar mais de uma opção.


>>> Som

Windows Media Player

O aplicativo básico para escutar músicas e assistir filmes no PC é o Windows Media Player. A versão 11 é bem completa, permitindo gerenciar coletâneas de vídeos em músicas e reproduzir DVDs. Uma dica para quem gosta de ouvir música no PC e usa o Windows Media Player é ativar a barra de ferramentas.

Foto: Reprodução

Windows Media Player e AMP2 são boas opções para ouvir música e assistir a filmes


K-Lite Mega Codec Pack
O K-Lite traz os codecs existentes no mercado. Esses codificadores e decodificadores são essenciais para abrir os múltiplos formatos e tipos de arquivos multimídia existentes (arquivos de áudio e vídeo). Traz, também, o Media Player Classic, um aplicativo leve para assistir filmes no PC.

WinAmp
O WinAmp tem um público fiel e está no mercado há mais de 10 anos. Ele é leve e possibilita diversas configurações avançadas. Ele foi um dos primeiros tocadores de MP3 altamente personalizáveis e com recursos bem avançados a aparecer na internet. Ao longo dos anos, surgiram diversos tocadores similares. Hoje um concorrente forte dele é o AIMP, que tem um recurso muito legal: pode ser instalado em um pendrive, para ser usado como tocador padrão em qualquer computador.

Foto: Reprodução

WinAmp e Media Player Classic formam uma boa dupla para ouvir música e assistir filmes

Outra opção é o VLC, recomendado para quem tem um computador mais modesto, pois é bem leve e funcional.


Agora, se você gosta mesmo de música, pode incluir na lista o SongBird, que já foi devidamente detalhado em uma coluna anterior.

>>> Imagem

Paint.Net é um programa completo para edição de imagens

Picasa

O popular organizador de arquivos de vídeo e fotos do Google é presença garantida na minha lista de softwares essenciais. Já falei dele em algumas colunas, como pode ser visto aqui e aqui.

Paint.Net

É um poderoso editor de imagens, com recursos avançados, mas de uso bastante simples. Ele tem um ponto negativo, porém: é um pouco pesado em computadores mais limitados. Como alternativa, recomendo o GIMP.


>>> Comunicação
Miranda

O Miranda é, em minha opinião, um dos melhores programas de comunicação do mercado. Além de agregar diversos protocolos em um único programa (MSN, Yahoo, Gtalk, ICQ e outros), também é extremamente simples e leve. Ideal para quem tem PC com recursos limitados. O visual dele, porém, é bem simplista. Após a instalação, vale a pena uma visita ao site do desenvolvedor para pesquisar e baixar alguns complementos., Agora, se você não abre mão de recursos estéticos, pode optar pelo Pidgin, que tem as mesmas funcionalidades do Miranda, mas com interface mais bonita e agradável.

Foto: Reprodução

Skype tem foco em vídeo conferência e também em ligações para telefones fixos e móveis. O Miranda é um agregador de comunicadores como MSN, Yahoo, Gtalk


Skype

O Skype é o mais famoso programa de Voz sobre IP do mercado. Muito bom para ligações internacionais e, em alguns casos, ligações DDD. Para conferências on-line (áudio e vídeo) ele oferece mais qualidade ao usuário. Mesmo em conexões mais limitadas apresenta boa qualidade no áudio.

>>>> Segurança
Um dos primeiros programas que você precisa ter no computador é um antivírus. Recomendo duas opções.

Avast! Home 4.8BR

O Avast é um bom programa antivírus. A versão gratuita dispõe de atualizações automáticas e monitoração contra infecções. Existe uma versão paga que oferece um pacote mais completo de proteção, com custo em torno de R$ 200.


AVG Anti-Virus Free Edition
Considero o AVG um dos melhores programas antivírus gratuitos do mercado. Por outro lado, o considero um grande ladrão de memória RAM, ficando complicado usá-lo em computadores de menor capacidade. A versão gratuita oferece monitoramento contra infecção, rastreamento agendado de pragas e também atualizações automáticas. Para dispor de mais recursos, existe uma versão paga com custo aproximado de R$ 100.

Foto: Reprodução

AVG é um antivírus eficiente, porém pesado. O KeePass ajuda a não esquecer suas senhas (Foto: Reprodução)


KeePass

Este programa é sempre muito útil para quem tem muitas senhas. Ele memoriza as sites e senhas, facilitando a vida das pessoas. Ao abrir o programa, uma senha principal será requerida. A partir daí, todas as senhas memorizadas ficam disponíveis.


Malwarebytes' Anti-Malware

É sempre importante ter no PC um antimalware para completar o trabalho do antivírus. Eu particularmente gosto desse aplicativo que executa varreduras completas no computador.


>>> Utilitários
7-Zip

O Windows tem um programa nativo para compactar e descompactar arquivo. Mas ele não funciona com todos os tipos de arquivos compactados. Para resolver este problema, existe o 7-Zip, que trabalha com arquivos RAR, ARJ, ISO, GZIP e outros mais.

Foto: Reprodução

7-Zip Permite compactar e descompactar diversos tipos de arquivo. TeraCopy permite o Control+C e Control+V muito mais rápido.


CCleaner

Programa para auxiliar na limpeza do computador, evitando que arquivos temporários, histórico de navegação e fantasmas no registro o Windows deixem o computador lento. Uma outra opção neste segmento é o Glary Utilities, que é mais simples e tem as mesmas funções.

Acrobat Reader

Não dá para sobreviver sem um leitor de arquivos PDF.Muitos artigos e manuais disponíveis na internet estão nesse formato. Também recomendo o CutePDF que permite gerar arquivos PDF a partir de documentos, planilhas e apresentações.

Revo Uninstaller

À medida que vamos instalando e removendo programas do PC, sobram vestígios que podem afetar o desempenho da máquina. O Revo é um desinstalador eficiente de programas, que procura por todas as ramificações de um aplicativo, removendo-o por completo do PC.

TeraCopy

Este programa simples deixa o ato de copiar arquivos e pastas no computador bem mais rápido, diminuindo o tempo que perdemos esperando pela cópia. Funciona também com dispositivos móveis, como pendrives.

Nero é um dos mais populares para gravação de CDs e DVDs (Foto: Reprodução)

Nero

O Nero é um dos mais antigos e conhecidos programas para gravação de CDs e DVDs. Não é uma unanimidade, mas eu, particularmente, uso e gosto. Outra opção é o BurnAware Free Edition, que tem uma interface simples e é bem leve.

BROffice

A alternativa gratuita ao Microsoft Office não pode faltar na lista de softwares essenciais. Trata-se de uma suíte completa de aplicativos de escritório.

Mas essa lista jamais estará completa. Utilize a seção de comentários e deixa suas dicas sobre outros programas interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário