quarta-feira, 20 de maio de 2009

Guerra dos Browsers


"Guerra dos Browsers" como uma disputa entre os ícones do Firefox e IE

Muitas vezes eventos na Internet são discutidos e vivenciados apenas por desenvolvedores e entusiastas, deixando o "mainstream" de fora.

Normalmente isso acaba por não influenciar em nada a vida das pessoas que usam a web apenas para entretenimento, sem se aprofundar muito.

Mas recentemente um desses temas tornou-se relevante a todos que utilizam a Internet. Por isso que nós da MSI Tecnologia queremos discutir com vocês as diferenças sobre os diversos browsers disponíveis no mercado.

O que é Browser?

Alguns podem estar se perguntando isso agora e é absolutamente normal não saber, afinal, é uma palavra estrangeira que nem todos usam. Browser nada mais é do que o seu navegador. Atualmente a maioria das pessoas utiliza o Internet Explorer, mas aos poucos os outros navegadores vão conseguindo seu lugar ao sol e chegam com muito mais recursos para derrubar de vez o conceito de navegador embutido no sistema operacional.
Quais as minhas opções?
O mercado de browsers hoje em dia conta com uma variedade bem maior de softwares para que você possa escolher, então não há porque utilizar um browser ruim.

Firefox vs IE

Firefox
Recentemente foi lançada a versão 3.0 do Firefox, que pode ser baixado gratuitamente no site da Mozilla Foundation.
Um dos melhores recursos do novo firefox é que ele possui uma proteção anti-phishing embutida em seu sistema. Isso dificulta muito mais a ação de criminosos da web que tentam fraudar dados bancários e pessoais através da internet.
Ele possui também ferramentas de pesquisa dos maiores sites de busca do mundo, incluindo o Google. Sendo assim você nem precisa mais visitar o site de buscas, pode buscar direto do navegador. E tem mais, se você digitar as palavras-chave diretamente no espaço reservado para o endereço, ele automaticamente vai para a página mais relevante encontrada no Google. Com as palavras certas, nem ao menos precisa procurar, basta digitar no endereço.
A navegação com abas continua ativa, mas foi melhorada. Agora além de poder abrir diversas abas dentro de uma mesma janela (economizando espaço em sua área de trabalho), cada aba possui um botão de fechar e ao invés de a aba diminuir quando se abrem muitas ao mesmo tempo, o browser mostra uma seta no canto da tela para você ver as abas excedentes (como um sistema de rolagem comum).
O que mais chama a atenção no novo Firefox é o recurso Session Restore (já presente em outros navegadores), que faz com que o Firefox abra a mesma seção que você estava utilizando em caso de quebra do sistema (tanto do browser, quanto do Sistema Operacional e até mesmo do computador). Ou seja, sem mais stress porque todas as 42 abas que você tinha aberto fecharam quando o sitema travou.

Opera:
Outro excelente browser é o Opera, que chega hoje à sua versão 9.64 e também pode ser baixado gratuitamente em no site do fabricante, clicando aqui. O Opera também possui a navegação por abas, mas o que ele ganha mesmo em relação ao Firefox é que ele possui mais recursos de customização, ou seja, é melhor para deixar do seu jeito.
Este browser é ideal para Geeks, já que possui recursos muito mais avançados que a maioria dos usuários comuns não dá bola, como a integração com BitTorrent (para downloads), bloqueador de conteúdo, pré-visualização das abas em miniaturas e o incrível "Fast Forward" que, basicamente procura a próxima página mais provável de navegação baseado na página que você já está. Muito útil tanto para quem está navegando a toa quanto para quem está realizando uma pesquisa ou estudo. O Opera possui ainda muitos outros recursos. Falando nisso, uma das características de ambos é que você pode instalar diversos plugins (são como mini-programas com funções extras para o seu browser) e também "skins" (templates visuais que variam desde um estilo que imita o mac os, até estilos totalmente originais, todos feitos por usuários.

Netscape:
O terceiro dos mais famosos browsers é o antigo Netscape. Ele já competiu com o Internet Explorer, mas foi arremessado para fora do mercado no famoso caso de processo por monopólio contra a Microsoft. Agora ele está de volta, utilizando a mesma engine do Firefox (o Gecko), o que os torna semelhantes na segurança, mas o Netscape ainda está muito pesado e não conta com vários recursos que poderia ter. Para ver uma lista completa de todos os recursos do Netscape.

Internet Explorer:
O mais famoso dos navegadores é conhecido também pelos especialistas como sendo o pior deles. Com falhas de segurança descobertas dia após dia e o maior índice de erros entre todos os navegadores entre os mais conhecidos, além de ser o browser com a pior aceitação de código css e má interpretação dos códigos html. Em sua nova versão, muitos desses problemas foram corrigidos. Agora ele aceita o CSS 2.0 (codificação responsável pelo posicionamento de elementos no site) que já era aceito pelo firefox e opera há algum tempo. Além disso ele está mais "standard-compliant", o que significa que ele segue mais à risca as regras da W3C.

Chrome:
Google Chrome é um navegador de código-fonte aberto desenvolvido pelo Google que usa o motor WebKit para renderizar as páginas. O nome é derivado a partir da interface gráfica da moldura, ou "cromo", de navegadores web. A primeira versão, beta, para o Microsoft Windows foi lançado em 2 de setembro de 2008 em 43 idiomas. Para Mac OS X e Linux, as versões ainda estão em desenvolvimento.Em 3 de Setembro, uma notícia no Slashdot, chamou a atenção para uma passagem nos termos de serviço para a primeira versão beta, o que parecia conceder uma licença para o Google a todos os conteúdos transmitidos através do navegador. No mesmo dia, o Google respondeu a essas críticas, afirmando que a linguagem utilizada foi emprestada a partir de outros produtos, e removeu a passagem em causa dos termos de serviço. A primeira versão do Google Chrome passou nos testes Acid1 e Acid2, mas não no Acid3. No entanto, ele teve uma pontuação de 78/100, que é superior tanto ao Internet Explorer 7 quanto ao Firefox 3, mas inferior ao Opera Browser.

Safari
Safari é um navegador desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3 (Panther). Apresenta uma interface simples, característica dos produtos da Apple. Suas funções são básicas: abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS, modo privado que evita o monitoramento da navegação por terceiros, etc. Tem o motor de renderização (layout engine) WebKit — um software que interpreta os códigos HTML e posiciona os elementos da página — sendo que o KHTML do Konqueror, navegador para KDE, foi usado como base. Em 2006 variou entre 2 e 3,3% do mercado de navegadores. Segundo o site NetApplications.com, sua participação subiu de 4,61% em abril de 2007 para 5,7% em fevereiro de 2008.


E qual a diferença?

Bom, mas agora que você sabe um pouco sobre alguns dos principais browsers existentes no mercado, você se pergunta sobre o início desse artigo "como isso afeta minha vida?"
Bem, acontece que cada browser é diferente um do outro, então cada um compila os sites que você vê de um jeito diferente. Isso significa que o mesmo site visto com cada um dos três pode ser diferentes. Alguns chegam a ser gritantemente diferentes, outros são tão mal-feitos que funcionam em apenas alguns browsers.
Entenda assim: no mundo real nós temos por exemplo uma estrada. Passam por esta estrada diversos tipos de carro com amortecedores diferentes. Cada amortecedor e cada carro vai reagir diferentemente em relação a estrada. Só isso é o suficiente para gerar bastante confusão. Agora amplie isto para milhares de estradas em contato com outros milhares de amortecedores e carros. Esta é a internet de hoje.
Por isso a MSI Tecnologia utiliza webstandards, uma série de boas práticas de desenvolvimento que permitem que você possa acessar nossos sites com qualquer browser e qualquer sistema operacional, sem tantas diferenças (eliminar todas as diferenças é impossível por enquanto). Desta forma é possível chegar o mais perto de uma estrada única (relembrando o exemplo acima), assim só teríamos que nos preocupar em utilizar o melhor amortecedor.
Você nunca sabe que browser seu próximo cliente pode estar utilizando, então não arrisque, opte por nossa solução webstandards!

Mais sobre os programas (para windows):
Chrome 2.0
Firefox 3.0
Internet Explorer 8
Opera 9.64
Safari 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário