sexta-feira, 15 de maio de 2009

Twitter


Lançado em 2006 e msmo sem versão em português o Twitter acabou se tornando o serviço de Microblogging mais popular entre os brasileiros, Cris Dias criou um ranking dos brasileiros com mais seguidores no final de 2007.

Adotado pelos blogueiros, por ter a API aberta e permitir Mashups tb deu origens a ações de buzz marketing, como o Eh Natal (com o twitter do Papai Noel) e o do primeiro de abril (com o twitter do Pinóquio). Ao mesmo tempo, empresas de conteúdo como BBC Brasil, G1, etc, começaram a utilizar para divulgar links de matérias, como seus similares estrangeiros. Leia mais sobre iniciativas como esta no verbete Twitter Corporativo.

No final de maio de 2008 porem, na semana do dia 28/05/2008, o serviço teve uma instabilidade grave, retirando várias das funções como arquivos, pgs múltiplas, etc, o que fez com que vários usuários abandonassem o Twitter e migrassem para para o Jaiku e Plurk principalmente. Em julho o Twitter do Vitor Fasano começou a ganhar seguidores (1.311 folowers em 18/07/2008) e repercutiu na imprensa de Celebridades, expondo a ferramenta a um público mais popular e, quando teve sua autoria negada pelo ator Victor Fasano, acabou sendo motivo para se questionar a privacidade e identidade nesta rede social.

Em fevereiro de 2009 o evento internacional Twestival aconteceu em 10 cidades brasileiras em 12/02/2009.

Estatísticas do Twitter no Mundo

Twitter é rede social que mais cresce, matéria no Meio&Mensagem Online (para cadastrados) publicada em 23/10/2008.

A Nielsen Online divulgou dados que mapeiam o sobe-e-desce das redes sociais colaborativas, comparando números de setembro de 2007 com o mesmo mês neste ano. Os dados são válidos para os Estados Unidos. Dentre os destaques estão a estagnação do MySpace, embora ele continue sendo o mais acessado, o crescimento do Facebook, que se isolou na segunda colocação, e o advento de novos fenômenos, como o Twitter, Tagged e Ning, que tiveram mais de 200% no aumento de usuários. Já redes como Windows Live Spaces e AOL Hometown tiveram variação negativa, demonstrando perda de relevância. As tabelas (no site Meio & Mensagem) trazem os maiores crescimentos e as mais acessadas. (...)

Estatísticas do Twitter no Brasil

Ranking da twittosfera em português, pg no blog Cris Dias atualizada em 02/07/2008.
(...) 1) Carlos Merigo 2753, 2) Cristiano Dias 2671, 3) Edney Souza 2627, 4) Marcelo Tas 2205, 5) Bia Kunze 2155, 6) Camiseteria.com 2132, 7) Alexandre Inagaki 2101, 8) camiseteio 1838, 9) Fabio Seixas 1748, 10) Bruna Calheiros 1655, 11) Jovem Nerd 1572, 12) rosana hermann 1506, 13) Vinícius K-Max 1467, 14) Tiago Doria 1432, 15) Kleverson Neves 1358, 16) Michel Lent 1292, 17) cazé.com 1224, 18) Ian Black 1218, 19) meianoiteeum 1183, 20) Rafael Ziggy 1177, 21) Alexandre Fugita 1171, 22) Gustavo Fortes 1164, 23) Lia 1158, 24) Flavia Durante 1128, 25) Marco Gomes 1120, Perfis pesquisados: 12966

Spams usam Twitter para se proliferar, matéria no site Link Estadão publicada em 23/06/2008.
(...) Entre os meses de abril e maio de 2008, o número de acessos a páginas do Twitter cresceu absurdamente para um período de tempo tão curto. No mês de abril, cerca de 1,24% dos internautas brasileiros visitaram uma das páginas da rede social, segundo dados do grupo de pesquisas de mídia Ibope NetRatings. Em maio esse número chegou a 2,4% dos usuários brasileiros - ou quase 558 mil visitantes. Isso não significa que todas essas pessoas criaram um perfil e começaram a postar pelo Twitter, mas sim que elas passaram por alguma página da rede social. (...) O que explica, em parte, este boom? Uma outra rede social muito conhecida dos brasileiros, o Orkut. Segundo José Calazans, analista de mídia do Ibope, mensagens com links que remetiam ao Twitter começaram a se proliferar no Orkut. As pessoas, ao clicarem no link que acompanhava os posts, são encaminhadas para uma página do Twitter. “Desses visitantes temporários do Twitter entre os meses analisados, 81% vieram pelo Orkut” diz Calazans. (...) A maioria dos links clicados no Orkut não levava os internautas a perfis do Twitter, mas sim a possíveis ameaças já conhecidas pela rede, típicos casos de spams – ou mensagens enviadas em massa que podem encaminhar para uma página com conteúdo malicioso que pode roubar informações do usuário. O que passou a acontecer é vincular o site twitter.com, popular no momento e considerado “um lugar seguro”, a conteúdo suspeito e com mensagens típicas de spams, como “veja o cartão que você recebeu” ou “clique para ver o vídeo”, sempre com conteúdo apelativo. Este repórter do Link fez o teste com dois desses endereços. No primeiro, o site remetia a uma outra página com conteúdo de vídeo. Ela foi bloqueada pelo sistema de proteção do Estado, por ser considerada uma fraude. Já ao entrar na segunda página e clicar no endereço encontrado, imediatamente uma mensagem de segurança do nosso sistema interno reconheceu um arquivo baixado automaticamente e o excluiu da máquina. A ameaça foi detectada como um cavalo-de-tróia, com o nome Banker-PSW. (...)

Audiência do Twitter aumentou oito vezes no último ano publicado no IDG Now em 29/04/2008
(...) A audiência do serviço de microblogging Twitter aumentou oito vezes ao longo do último ano, segundo dados divulgados pela Hitwise. (...) No entanto, o site ainda está em 439º lugar no ranking das redes sociais e fóruns e no 4309º entre os sites em geral da web, o que prova que o serviço ainda é uma aplicação de nicho. (...)

Links

Links Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário