terça-feira, 12 de maio de 2009

Windows 7 ainda esse ano




por J. Nicholas Hoover | InformationWeek EUA

12/05/2009

Primeiras versões de testes dos sistema operacional tem recebido avaliações positivas

Depois de titubear por vários meses, a Microsoft finalmente está dando sinais mais claros sobre uma possível data de lançamento do Windows 7. A companhia irá lançar o produto oficialmente no quarto trimestre de 2009.

A Microsoft, no entanto, não publicou nenhuma data exata para o feito, mas está claro que o produto estará finalizado para as férias de fim de ano.

"Com a versão candidata sendo testada e com os feedbacks que temos recebido de parceiros nas últimas semanas, o Windows 7 está caminhando para estar disponível no final deste ano", afirmou Bill Veghte, vice-presidente sênior da unidade de Windows da Microsoft.

Como a fabricante não apresentou nenhuma data específica para o lançamento, a tendência é que as especulações continuem, já que a companhia pode lançar logo no início do último trimestre, em outubro, ou deixar para o último mês de 2009. A fabricante de laptops Acer informou que tem a expectativa de iniciar a venda de equipamentos com Windows 7 até o dia 23 de outubro.

Por mais de um ano a Microsoft tem dado poucos sinais de uma data para lançar a versão atualizada de seu sistema operacional, dizendo publicamente que o software viria ao mercado somente após três anos de lançamento do Vista, que poderia ser no final deste ano ou início de 2010.

"É importante notar que qualidade é uma chave e estamos trabalhando em cima disso", afirmou Veghte. "Não vamos embarcar o Windows 7 até que ele esteja com a qualidade necessária para atender a demanda de nossos consumidores."

Lições aprendidas com o Vista

Até janeiro de 2006 o Vista não havia sido lançado, depois de diversos delays, perdendo o lucrativo período de volta às aulas e a temporada de férias. É provável que a Microsoft não queira cometer o mesmo erro. Claro que não foi apenas isso que causou dor de cabeça à fabricante. As primeiras versões não causaram inspiração, levando até parceiros da companhia, como a Intel a não migrarem do XP para o Vista.

As primeiras versões do 7 têm recebido boas avaliações e um número grande de empresas contaram à InformationWeek EUA que o sistema operacional não apresenta problemas de compatibilidade com software e hardware, o que ocorreu com o Windows Vista. Apesar desses feedbacks, ainda é difícil calcular o sucesso do sistema operacional frente à recessão econômica. A receita da Microsoft com venda de Windows para clientes caiu 19% no último trimestre.

Na última semana, a Microsoft lançou a versão candidata do Windows 7, convidando empresas e interessados em iniciar os testes com o software. Entre os grupos empresariais que já testam a versão 7 estão a Deutsche Telekom, British Airport Authority, Transelectrica e Lukoil CEEB.

Para rodar o Windows 7, a Microsoft recomenda processador de 1 Ghz, 1 GB de RAM, 16 GB de espaço disponível em disco, processador gráfico DirectX 9 com WDDM 1.0 ou superior.


Fonte: Itweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário